Ultimas postagens

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A camponesa e o homem infeliz....


        Andando a beira de um riacho de águas claras. andava Simões meio desorientado com a vida. ele não havia bebido, por que sabia que seus problemas não iriam se resolver. mas estava bastante transtornado. aliás, só não havia tido esta atitude por que era um homem preso a seus princípios e sabia que poderia fazer o que não queria e que iria sofrer as consequencias disso depois. 

        Sofria por amor e estava a ponto de cometer uma loucura de se jogar de uma ponte. mas, encontrou em sua caminhada, uma mulher morena, de boa aparência. era uma pequena camponesa de estatura baixa, que nada tinha de atraente para se comparar a uma mulher moderna. ela não era tão bela assim. mas foi o suficiente para chamar a atenção de Simões.

         Ela cantarolava enquanto caminhava pelo caminho que fazia para chegar até a cerca de arame que estava próxima.  ela estava feliz. diferentemente de Simões, que estava triste. ele observava a mulher que nem percebia que estava sendo vista. 

           Ele sentou-se a beira do riacho e começou a jogar pedras na água para ver formarem se circulos ao centro. ele ficou minutos ali. sentado quieto, até que a mulher se aproximou dele e perguntou:

                - que está fazendo sozinho... meu amigo? 

                - percebi que estas tempo com pensamento longe? triste e está com semblante abatido!

                - o que há com você?

               Ele olhou para ela e disse:

              -  Sabe moça... quando sai da minha terra não imaginei que fosse ser assim. uma vida incerta e sem destino. pois, eu era feliz. eu tinha uma esposa. eu me casei. eu tive filhos. mas veja o que aconteceu: - o tempo passou, eles cresceram e foram cuidar da vida.. minha mulher que achei que fosse minha companheira me deixou... e eu, que perdi meus pais a pouco tempo fiquei sozinho no mundo. sem amigos, sem esposa e o pior de tudo, sem uma familia. 

               A mulher percebeu a amargura daquele pobre homem que estava a beira do lago, sentado, quase chorando, olhando pro nada.  e como se o conhecesse a muito tempo, pediu licença, sentou-se ao lado dele, e disse:

              - Amigo...  não sei como é isso.. nem tenho ideia de como você se sente... afinal, eu tenho uma familia... e ainda moro com meus pais. ainda sou muito nova e nem tenho experiência de vida...  mas sei de uma coisa... pra gente ser feliz... não é necessário você se prender a alguém. você não precisa ter alguém com você ao seu lado sempre pra ser feliz de verdade. mas é claro que vivendo em familia podemos nos realizar. mas é só isso. a felicidade tem que partir de dentro de você e não vir de fora. enquanto você não resolver isso nada vai te trazer felicidade moço.

               O homem respondeu:

                - Pra você é facil falar moça... você não deixou seus pais por um amor... 

               - você não se entregou a uma paixão que dava tudo pra não conseguir nada...

              A moça ficou meio sem jeito de responder algo a aquele infeliz rapaz.. afinal, realmente ela não havia namorado com ninguém ainda e também não fazia ideia de como era se sentir assim.  e antes que a mulher respondesse alguma coisa o homem disse:

              - mas você está certa... eu sei que fui o culpado por me entregar demais... mas que culpa eu tenho de ser assim. afinal, quem entra num relacionamento pra esperar que um dia será abandonado?  mas eu reconheço que foi eu mesmo que causei tudo o que me aconteceu  comigo por que exagerei.  eu depositei demais minha confiança em outra pessoa e me esqueci de mim. eu era pra ser a minha fonte de felicidade e não esperar que a minha mulher me desse. o resultado é esse sentimento de frustração. mas eu vou mudar moça. suas palavras me abriram a visão e tocaram minha alma. 

               O homem levantou-se correndo despedindo-se como se fosse a algum lugar... a camponesa lhe disse:
    
                  - Espera ai amigo... nem sei seu nome! onde vai?

                   - Simões, bela dama  -  disse ele.

                     - onde vou? - riu. 

                     - Vou seguir seu conselho jovem moça..... vou ser feliz agora mesmo... 

                      e o seu nome moça? qual é?

                     - É  Ana... Ana Cristina...


                  **************************************************************

                      
                As vezes, sofremos por que nos esquecemos que as pessoas não podem nos dar aquilo que somente em nós mesmos pode existir. não podemos buscar nos outros aquilo que somente nós mesmos podemos nos oferecer.

              Se não estamos felizes, devemos procurar entender o por quê? mas não indagando as pessoas a nossa volta e muito menos as culpando por nossa infelicidade... e sim... consultando nosso coração para fazermos uma avaliação sobre os nossos próprios sentimentos. nossa vida só vai mudar quando a gente mudar. 

   

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite as regras de bom senso para comentários.

- Não difame, calunie ou injurie ninguém.

- Não aproveite-se do anonimato, onde for permitido para fazer o mal.

- Fale o que falaria pra todos abertamente, mas não ofenda ninguém.

Obs: os comentários serão moderados e livres após a aprovação.

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...